10 filmes inspirados em Pulp Fiction
9 mins read

10 filmes inspirados em Pulp Fiction

Lançado em 1994, “Pulp Fiction” foi um marco no cinema. Dirigido por Quentin Tarantino, o filme foi um sucesso absoluto de crítica e público e influenciou toda uma geração posterior. O filme de gangster é reconhecido por sua narrativa não linear, diálogos afiados, trilha sonora marcante e personagens peculiares. 

O sucesso de “Pulp Fiction” levou os estúdios a procurarem por filmes que capturassem o mesmo estilo, resultando em uma onda de produções similares pós-1994 que persistiu por muitos anos. 

Leia mais:

Alguns desses filmes foram bem-sucedidos, enquanto outros foram vistos como “clones” e imitações baratas. A seguir, listamos os 10 exemplos mais interessantes. Confira!

Filmes parecidos com Pulp Fiction

Xeque-Mate (2006)

Lucky Number Slevin (2006) / Crédito: MGM Distribution Co. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.
  • Disponível gratuitamente no Pluto TV e Runtime.

Filme de gangster com um enredo “complexo”, repleto de reviravoltas, diálogos afiados e um senso de humor ácido, “Xeque-Mate” tem uma pegada bem tarantinesca. 

A produção também é recheada de grandes astros: Bruce Willis, Josh Hartnett, Lucy Liu, Stanley Tucci, Ben Kingsley e Morgan Freeman. 

Na trama, o jovem Slevin (Hartnett) é erroneamente colocado no meio de uma guerra pessoal entre os chefões do crime quando sua identidade é trocada.

Últimas Consequências (1997)

Truth or Consequences, N.M. (1997) / Crédito: TriStar (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Max.

Este filme com direção de Kiefer Sutherland também é um que apresenta vários elementos vistos em “Pulp Fiction”. O longa neo-noir ainda conta com Vincent Gallo em um dos papéis principais, e nomes como Mykelti Williamson, Kevin Pollak, Max Perlich, Rod Steiger e Kim Dickens no elenco. 

Na trama, Ray (Gallo) passou um tempo na cadeia depois de ter levado a culpa por um crime no lugar de seu chefe mafioso. Quando ele sai da prisão, espera algo grande de seu chefe como recompensa. Contudo, Ray ganha em troca um emprego mísero em um armazém. A partir daí, Ray decide se vingar e planeja roubar um milhão de dólares em drogas de seu ex-chefe.

O Nome do Jogo (Get Shorty, 1995)

Get Shorty (1995) / Crédito: MGM/UA Distribution Co. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do MGM Amazon Channel e MGM Apple TV Channel.
  • Disponível para alugar ou comprar na Apple TV, YouTube Filmes e Amazon Prime Video.

Misturando os gêneros de crime e comédia, “O Nome do Jogo” é baseado no romance “Get Shorty”, de Elmore Leonard (curiosamente, dois anos depois, Quentin Tarantino adaptaria outra obra de Leonard para o cinema: “Jackie Brown”). 

O filme conta com a direção de Barry Sonnenfeld e conta com nomes de peso no elenco: John Travolta, Gene Hackman, Rene Russo, Danny DeVito e James Gandolfini. A trama segue um mafioso (Travolta) que inadvertidamente se envolve no mundo do cinema de Hollywood.

Lançado um ano depois de “Pulp Fiction”, “O Nome do Jogo” foi amplamente associado ao filme anterior devido às semelhanças em seu estilo e à presença de John Travolta. Em 2005, foi lançada a sua sequência, “Be Cool – O Outro Nome do Jogo”.

Coisas para se Fazer em Denver Quando Você Está Morto (1995)

Things to Do in Denver When You’re Dead (1995) / Crédito: Miramax Films (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

O filme mais comparável a “Pulp Fiction” é, sem dúvida, “Coisas para se Fazer em Denver Quando Você Está Morto”. Tão fortemente inspirado que alguns críticos na época o consideraram um clone de “Pulp Fiction”. 

Lançado um ano após o filme de Tarantino, “Coisas para se Fazer em Denver” foi um fracasso de bilheteria e desde então foi esquecido. 

O elenco do filme contem nomes como Andy García, Christopher Lloyd, Treat Williams, Steve Buscemi, Christopher Walken, Fairuza Balk e Gabrielle Anwar. Na trama, um gângster (Garcia) e seus parceiros cometem uma série de erros desastrosos em uma missão e passam a ser perseguidos.

Vamos Nessa (1999)

Go (1999) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar na Apple TV e Amazon Prime Video.

Com diálogos afiados e aleatórios e uma trama que não segue uma ordem cronológica, “Vamos Nessa” é outro filme dos anos 90 com estilo de “Pulp Fiction”. O filme teve boa recepção da crítica na época de seu lançamento e também ganhou status posteriormente. 

O longa conta com a direção de Doug Liman (“No Limite do Amanhã”, “Sr. e Sra. Smith”, “A Identidade Bourne”) e conta com nomes como William Fichtner, Katie Holmes, Jay Mohr, Sarah Polley, Scott Wolf, Timothy Olyphant e Melissa McCarthy no elenco. 

Embalado por música eletrônica, o filme se passa durante o Natal. A trama segue uma caixa de supermercado (Polley) que entra em uma espiral de confusão após decidir vender drogas para pagar seu aluguel.

Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998)

Lock, Stock and Two Smoking Barrels (1998) / Crédito: Summit Entertainment (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Pluto TV.
  • Disponível para assinantes do MGM Amazon Channel e MGM Apple TV Channel.

Seguindo a fórmula de “Pulp Fiction” de filmes de gangsters com um humor mordaz, “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” recebeu aclamação da crítica. 

O longa conta com a direção de Guy Ritchie (“Magnatas do Crime”, “Snatch – Porcos e Diamantes”) e traz Jason Statham, Jason Flemyng, Dexter Fletcher, Nick Moran, Steven Mackintosh, Sting e Vinnie Jones no elenco. 

Na trama, um grupo de amigos tenta ganhar uma bolada em um jogo de pôquer. Contudo, o jogo é manipulado e eles acabam perdendo, acumulando uma enorme dívida.

Paixão Bandida (1996)

Feeling Minnesota (1996) / Crédito: Fine Line Features (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Looke.

Keanu Reeves e Cameron Diaz protagonizam este filme de crime e comédia que seguiu a moda de Quentin Tarantino e seus filmes. O elenco conta ainda com Vincent D’Onofrio, Courtney Love, Tuesday Weld, Dan Aykroyd e Delroy Lindo. 

Na trama, a ex-stripper Freddie (Diaz) está se casando com Sam (D’Onofrio) para pagar uma dívida. No casamento, Freddie conhece Jjaks (Reeves), irmão de Sam, e eles instantaneamente se apaixonam. Os dois decidem fugir juntos e passam a ser perseguidos desenfreadamente.

Quinta-Feira Violenta (1998)

Thursday (1998) / Crédito: Legacy Releasing (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar na Apple TV, YouTube Filmes e Amazon Prime Video.

Outro filme frequentemente associado a um clone de “Pulp Fiction” é “Quinta-Feira Violenta”. Nele, estão presentes praticamente todas as características do longa de Tarantino, como violência desenfreada, humor mórbido e muito mais. 

O elenco conta com Thomas Jane, Aaron Eckhart, Paulina Porizkova, Paula Marshall, Michael Jeter e Mickey Rourke. 

Na trama, um ex-traficante (Jane) recomeça sua vida de forma tranquila, trabalhando como arquiteto e casado. Contudo, as coisas mudam quando um ex-parceiro de crime (Eckhart) aparece em sua vida do nada com uma mala cheia de drogas e pedindo para ficar em sua casa.

À Sangue Frio (The Way of the Gun, 2000)

The Way of the Gun (2000) / Crédito: Artisan Entertainment (divulgação)
  • Disponível gratuitamente no Pluto TV.

Escrito e dirigido por Christopher McQuarrie (roteirista ganhador do Oscar por “Os Suspeitos”, diretor de filmes da franquia “Missão Impossível” como “Rogue Nation” e “Fallout”), “A Sangue Frio” traz uma mistura de gêneros e um visual estilizado à la Tarantino. Contudo, foi mal recebido pela crítica.

Na história, dois delinquentes (Ryan Phillippe e Benicio del Toro) planejam o sequestro de uma jovem (Juliette Lewis) que está atuando como barriga de aluguel para pessoas endinheiradas, visando obter um resgate fácil. 

No entanto, eles se veem envolvidos em uma situação muito mais complexa e perigosa do que previam. O elenco também inclui Taye Diggs, Nicky Katt, Scott Wilson e James Caan.

Santos Justiceiros (1999)

The Boondock Saints (1999) / Crédito: Indican Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Seguindo as tendências instauradas por “Pulp Fiction”, como a ultra violência e o humor ácido, “Santos Justiceiros” acabou indo mal nas bilheterias e sendo recebido negativamente pela crítica na época de seu lançamento. Contudo, ao longo dos anos, o filme ganhou status cult e até mesmo uma sequência em 2009. 

O elenco conta com Willem Dafoe, Sean Patrick Flanery e Norman Reedus. A trama segue dois irmãos gêmeos irlandeses que se tornam justiceiros após matar membros da máfia russa em legítima defesa. Católicos, eles acreditam que Deus lhes deu a missão de acabar com o crime.