O que acontece com os aviões que deixam de operar no Brasil?
A vida útil de um avião é de décadas. As aeronaves podem continuar operando desde que passem por testes de segurança periódicos e manutenção. Mas o que acontece (e para onde eles vão) quando deixam de voar?
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Várias possibilidades
Segundo a legislação brasileira, uma aeronave “deixa de existir” em três oportunidades: com o cancelamento de seu registro junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); quando o dono ou o operador requisita o fim das operações; ou quando a aeronave é abandonada ou danificada. Mas isso não quer dizer que os aviões são destruídos.
Uma das possibilidades é que a aeronave fique abandonada até virar sucata, como ocorre em alguns aeroportos e aeroclubes. O avião também pode ser leiloado. Esse processo pode demorar bastante e muitas aeronaves acabam virando sucata da mesma forma.
As peças ainda podem ser reaproveitadas, caso de painéis de navegação ou hélices. A Anac não reconhece empresas de desmanche de aeronaves. Dessa forma, o desmonte só pode ser feito por pessoas certificadas em oficinas homologadas.
Os aviões ainda podem servir de decoração. Um dos principais exemplos disso é a utilização de hélices expostas em salas de casas e bares. Também há casos de aeronaves que são vendidas para países mais pobres. Por fim, algumas estruturas acabam sendo doadas para museus.
Cemitérios de aviões
- Países como Inglaterra, Estados Unidos, Austrália e Espanha contam com estruturas conhecidas como “cemitérios de aviões”.
- Nestes espaços os mais diversos tipos de aeronave aguardam uma das destinações finais citadas anteriormente.
- Em alguns casos, os aviões podem até ser resgatados e voltar a voar.
- Isso ocorre quando há uma crise no mercado, por exemplo.
- O Brasil, no entanto, não tem nenhum cemitério de aviões.
- Segundo especialistas, isso acontece porque o número de aeronaves em circulação por aqui é baixo em comparação com outros países.
- Outra razão é o clima, uma vez que os espaços costumam ficar em lugares com baixa umidade relativa do ar para não corroer os aviões.
- As informações são do UOL.