The Playoffs » Dallas Mavericks derrota Los Angeles Clippers e assume liderança da série » The Playoffs
6 mins read

The Playoffs » Dallas Mavericks derrota Los Angeles Clippers e assume liderança da série » The Playoffs

O Dallas Mavericks derrotou o Los Angeles Clippers nesta sexta-feira (26) pelo placar de 101 a 90 no American Airlines Center, em Dallas, e abriu 2 a 1 na série de primeira rodada dos playoffs da NBA. Com uma boa atuação coletiva dos titulares, a franquia texana conseguiu sua segunda vitória consecutiva e abre vantagem no confronto contra equipe de Los Angeles.

O destaque da partida foi o armador Luka Doncic, que ficou perto de um triplo-duplo anotando 22 pontos, 10 rebotes, nove assistências e dois roubos de bola em pouco menos de 40 minutos e meio que esteve presente em quadra. Kyrie Irving contribuiu com 21 pontos, quatro rebotes, seis assistências e dois roubos de bola, e viu Dereck Lively II vir bem do banco para encerrar a noite com 13 pontos e dois tocos. Pelos Clippers, James Harden chamou a atenção com 21 pontos, cinco assistências, dois roubos de bola e um toco, e recebeu a ajuda de Norman Powell (21 pontos e seis rebotes) e de Ivica Zubac (19 pontos e oito rebotes).

Os jogadores de Jason Kidd foram melhores nas assistências (21 contra 19), nos rebotes ofensivos (11 contra oito), nos roubos de bola (12 contra cinco), nos tocos (sete contra quatro) e nos turnovers (oito contra 19). Os comandados por Tyronn Lue saíram na frente no aproveitamento dos arremessos (45,7% contra 45,3%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (34,5% contra 25,7%), no aproveitamento de lances livres (80% contra 73,7%), nos rebotes defensivos (33 contra 25) e nos pontos anotados em turnovers (29 contra 14).

O JOGO

O primeiro quarto mostrou que as duas equipes repetiriam a disputa do jogo 2, tendo nos primeiros 12 minutos de partida cinco empates e cinco trocas de liderança, sendo três a favor dos visitantes. As duas equipes, assim que ficavam com a vantagem no marcador, não conseguiam ampliar a liderança acima dos cinco pontos, que foi atingida pelos Clippers em dois momentos durante os minutos finais do período. Tanto os Mavs quanto os Clippers usaram bastante seus pivôs, sendo os titulares os maiores pontuadores na parcial, com seis pontos para Gafford e para Zubac. No estouro do relógio, Harden escapou da marcação de Josh Green e acertou uma bola tripla, encerrando a primeira parcial vencendo por 23 a 18.

No segundo quarto, os Clippers conseguiram manter o mesmo ritmo ofensivo e defensivo do final do período anterior, e conseguiram abrir uma boa vantagem no placar. Com três minutos jogados, Harden conseguiu converter uma bola tripla para abrir sete pontos de vantagem, sendo essa a maior liderança da equipe de Los Angeles na partida. Os Mavs começaram a melhorar os seus dois lados da quadra, e retomaram a frente do marcador com Doncic acertando um arremesso do perímetro um minuto e meio depois. A vantagem texana foi crescendo na medida que seguravam Kawhi Leonard e Paul George para ficarem zerados de pontuação enquanto estavam em quadra, passando da barreira dos dígitos duplos com Lively II finalizando o passe de Doncic com uma ponte aérea e convertendo o lance livre de bonificação depois de sofrer falta de Terance Mann. P.J. Washington arriscou o arremesso final do período, mas não converteu a cesta, indo para o intervalo vencendo o primeiro tempo por 54 a 41 (36 a 18 no quarto).

Na volta para a quadra, os Mavericks continuaram fortes no ataque e na defesa, mantendo a diferença acima dos 10 pontos durante a maior parte do período. A equipe do Texas não conseguiu abrir mais do que 17 pontos de liderança, mas chegou a ficar com uma desvantagem mínima de seis pontos na reta final do período, quando Powell sofreu uma falta de Dante Exum na linha de três pontos e converteu os três lances livres que teve direito. Tanto Kawhi e George começaram a aparecer mais para o jogo e contribuindo para uma reviravolta dos Clippers, mas a equipe da casa contava com um bom entrosamento dos titulares, que contribuíam bem entre si enquanto estavam em quadra. Com 24 segundos no relógio, Irving finalizou uma infiltração no garrafão com uma bandeja e o lance livre de bonificação depois de sofrer falta de Harden, e viu PG13 errar o lance final do período na linha de três pontos, indo ao quarto final vencendo por 78 a 67 (vitória dos Clippers no quarto por 26 a 24).

No quarto final, os Mavs começaram a aumentar a vantagem no placar nos primeiros minutos jogados, chegando aos 21 pontos, sendo essa a maior liderança da partida, com Maxi Kleber dando assistência para a bola tripla de Irving com quatro minutos disputados na parcial final da partida. Os Clippers conseguiram abaixar a desvantagem nos minutos restantes, mas com apenas Kawhi e Harden pontuando dos titulares, a missão da virada visitante era vista como impossível. No minuto final, Dwight Powell fez com que a equipe mandante chegasse à pontuação centenária convertendo dois lances livres depois da falta cometida por Mason Plumlee, mas acabou vendo os adversários anotarem cinco pontos no minuto final. Mesmo assim, o relógio acabou zerando, decretando, mesmo com o empate no quarto por 23 a 23, a vitória do quinto colocado do Oeste na partida por 101 a 90.

APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS

Com a vitória, o Dallas Mavericks conquista o seu segundo triunfo nos playoffs, e assume a liderança da série de primeira rodada contra o Los Angeles Clippers por 2 a 1. O quarto jogo do confronto entre o quarto e quinto colocados da Conferência Oeste está marcado para este domingo (28), quando o duelo acontece às 16h30 no American Airlines Center, em Dallas.

Foto: Reprodução Twitter/NBA

 

A SÉRIE: Los Angeles Clippers (4º) 1 x 2 (5º) Dallas Mavericks

JOGO 1: 21/04, Dallas Mavericks 97 @ 109 Los Angeles Clippers

JOGO 2: 23/04, Dallas Mavericks 96 @ 93 Los Angeles Clippers

JOGO 3: 26/04, Los Angeles Clippers 90 @ 101 Dallas Mavericks

JOGO 4: 28/04 às 16h30, Los Angeles Clippers @ Dallas Mavericks (ESPN)

JOGO 5: 01/05 às 23h, Dallas Mavericks @ Los Angeles Clippers (ESPN)

JOGO 6*: 03/05 à definir, Los Angeles Clippers @ Dallas Mavericks

JOGO 7*: 05/05 à definir, Dallas Mavericks @ Los Angeles Clippers

*Jogos se necessário