Brasil chega a 3 milhões de casos em 2024
De acordo com atualização do Ministério da Saúde, o Brasil acaba de alcançar os 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número, segundo dados divulgados na quarta-feira (10), já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos.
Para quem tem pressa:
- Conforme relatado pela Agência Brasil, desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Outros 1.857 óbitos estão em investigação;
- Os números foram atualizados esta semana por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses;
- Segundo o Ministério da Saúde, nove unidades federativas estão com tendência de queda no número de casos, são elas: Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal;
- Outros 13 estados apresentam tendência de estabilidade: Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo;
- Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe seguem com tendência de alta.
Leia mais!
A marca dos 3 milhões de casos de dengue corrobora com previsão do Ministério da Saúde divulgada em fevereiro. Segundo a pasta, o Brasil ultrapassará provavelmente os 4 milhões de casos este ano dada a antecipação das infecções, impulsionadas principalmente pelas mudanças climáticas e o El Niño.
A previsão é de até 4,2 milhões de casos, número nunca visto antes. Há menos de um mês, o Brasil chegava a 2 milhões de casos, já quebrando o recorde de toda a série histórica da dengue, feita desde 2000.
Apesar da tendência de queda e estabilidade, os estados ainda seguem em emergência. Entre as capitais, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG) também declararam emergência epidemiológica devido à doença.
Vacinação contra a dengue
A prefeitura de São Paulo confirmou esta semana a ampliação da vacinação contra a dengue na capital. A partir desta quinta-feira, 11 de abril, o imunizante estará disponível para todas as crianças e jovens na faixa etária de 10 a 14 anos que moram ou estudam na cidade. Saiba detalhes aqui!