Carro elétrico futurista da MG promete desafiar recordes de velocidade máxima
3 mins read

Carro elétrico futurista da MG promete desafiar recordes de velocidade máxima

Elon Musk, bilionário dono da Tesla, prometeu que o novo Roadster elétrico da montadora chegará a 96 km/h em menos de um segundo. Porém, o empresário é conhecido por suas projeções ambiciosas, que nem sempre se concretizam.

A MG, marca britânica de propriedade da chinesa SAIC Motor, está mantendo os pés no chão, mas promete desafiar recordes de velocidade máxima com novo hipercarro elétrico. A empresa já deu uma palhinha do que esperar do MG EXE181, mas, por enquanto, o modelo é apenas um conceito.

Leia mais:

Hipercarro elétrico

A apresentação do hipercarro elétrico em questão aconteceu no Auto China Show 2024, evento automotivo com variedade de carros-conceito. O MG EXE181, inclusive, é apenas um conceito, por ora. Porém, além do visual futurista, a MG deu algumas dicas do que o modelo é capaz.

Imagem: Divulgação/MG

Visual

Na parte do design, o carro elétrico aproveita do formato de bolha (que tem vantagens também na aerodinâmica e na melhoria do coeficiente de arrasto) para criar visual futurista, como os carros de corrida saídos de filmes de ficção científica. No entanto, a inspiração vem do passado: ele é baseado na versão homônima de 1959. As rodas largas e cabine com assento único são diferenciais.

Segundo o Motor1, o interior é extremamente compacto, com assento central, lembrando o Lamborghini Egoista (também de assento único). Ainda, uma tela no interior sugere que o carro possui quatro motores elétricos para chegar na velocidade desejada.

Imagem: Divulgação/MG

Carro elétrico mais rápido do mundo?

  • Não sabemos, já que a MG não chegou a revelar qual a velocidade máxima do EXE181. O que a empresa disse é que o carro “desafia o recorde de velocidade terrestre”;
  • Porém, para não deixar os visitantes do evento na China na mera especulação, a empresa deu alguns detalhes sobre a potência do elétrico: ele precisa de apenas 1,9 segundo para chegar a 100 km/h;
  • No entanto, isso não o torna o carro mais rápido do mundo. O Lucid Air Sapphire atingiu a marca de 96 km/h em 1,77 segundo. Já o Rimac Nevera demorou 1,74 segundo para chegar na mesma velocidade;
  • Para se ter uma ideia do potencial do MG EXE181, a versão conceito de 1959 chegou a velocidade máxima de 410 km/h sob a direção do piloto americano Phill Hill.

Veja o carro em ação:

Quando o modelo será lançado?

Essa é outra questão não respondida pela MG durante o evento automotivo, mas a resposta é que, provavelmente, nunca. De acordo com o Motor1, as chances de a empresa transformar o conceito em versão de produção e, depois, tirá-la do papel, são quase nulas.