Carros elétricos são realmente mais seguros? Estudo responde
A indústria automobilística aposta todas as suas fichas que o futuro da mobilidade será elétrico. Apesar dos avanços, muitos ainda se perguntam: os carros elétricos são realmente mais seguros? Os incidentes envolvendo incêndios, por exemplo, ainda assustam, mas, uma nova pesquisa realizada pelo TechXplore conclui que a preocupação é exagerada.
Leia mais:
Nível de segurança independe do sistema de propulsão
- Para começar, tanto veículos a combustão como os elétricos passam pelos mesmos testes de resistência e colisão para avaliar a proteção dos ocupantes.
- Os testes são conduzidos por autoridades de trânsito e órgãos competentes. Um deles é o Latin NCAP, ONG que realiza avaliações de segurança em carros vendidos na América Latina e Caribe.
- Além de avaliar risco de lesões pelo tipo de batida. Os testes também podem avaliar o risco de incêndio causado por fuga térmica — quando as baterias de íons de lítio sofrem aquecimento rápido e incontrolável — por rompimento.
- Segundo o TechXplore, nenhum dos testes realizados pela ONG americana IIHS (Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária) com veículos elétricos provocou incêndio, embora a análise de dados no mundo real seja mais limitada.
- Segundo a mesma entidade, os veículos elétricos também podem ser superiores na proteção dos ocupantes.
Confira abaixo um exemplo de teste de colisão realizado pelo Latin NCAP com o carro elétrico JAC E-JS1:
O que explica a superioridade dos EVs em segurança?
Graças às baterias posicionadas na base do carro, os EVs levam mais peso e desfrutam de centros de gravidade mais baixos que os veículos convencionais. Essa configuração reduz drasticamente a probabilidade de acidentes de capotamento, por exemplo, que apresentam alto índice de fatalidade.
No lado da tecnologia, a maioria dos carros elétricos também possuem os mais recentes sistemas de segurança e sistemas de prevenção de colisões de última geração que reforçam a proteção dos ocupantes.
Quais são os riscos dos automóveis elétricos?
Embora o peso ofereça uma vantagem na proteção, estudos de colisões também apontam que modelos mais pesados quase sempre geram mais danos em outros veículos em caso de batida. Além disso, os EVs operam silenciosamente mesmo em velocidade mais alta, representando riscos para ciclistas e outras pessoas que podem não ouvir a sua aproximação.
A esperança é que os avanços tecnológicos ajudem a superar os obstáculos de segurança com materiais mais leves, novas tecnologias de detecção de obstáculos e algoritmos mais inteligentes.