Conheça as adaptações live-action do mangá “City Hunter”
A obra City Hunter, de autoria do mangaka japonês Tsukasa Hojo, é um mangá e posteriormente um anime japonês que acompanha a história do Sweeper (um tipo de caçador de recompensas) Ryo Saeba e sua parceira, Kaori Makimura.
As aventuras da dupla renderam 35 edições de mangá, publicadas entre 1985 e 1991 na famosa revista Weekly Shonen Jump, que também publicou sucessos como Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Naruto e One Piece. Quanto ao anime, possui 4 temporadas e mais especiais e filmes para cinema e direto para vídeo.
Leia mais:
Infelizmente, o título não chegou de forma oficial ao Brasil. Entretanto, a obra é um grande sucesso no Japão e em outros países, como França e China, e possui algumas adaptações para o cinema. Vamos conferir cada uma delas.
City Hunter: adaptações do mangá e anime
Operação Silver Fox (Operação Silver Fox)
A produção mais desconhecida e também diferente da obra. O longa de Hong Kong é uma adaptação levemente inspirada no mangá. Como era comum nos filmes da época, o filme é focado em artes marciais e curiosamente chegou ao Brasil em home video.
Apesar de não ser um filme famoso, o longa conta com grandes nomes do cinema chinês. A direção ficou a cargo de Corey Yuen (diretor que já trabalhou em filmes como Yes, Madam! – Justiça em Dose Dupla e no americano Carga Explosiva), além de contar com Wong Kar Wai, o premiado cineasta chinês de grandes filmes como Amor à Flor da Pele e Amores Expressos.
No papel de protagonista, temos aqui o astro dos filmes de ação Andy Lau e a atriz Anita Mui.
O Caçador de Encrencas (Sing Si Lip Yan, 1993)
- Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.
Nesta adaptação de Hong Kong, o astro Jackie Chan protagoniza como o mulherengo e super habilidoso detetive Ryo Saeba. Ele é acompanhado por sua assistente Kaori Makimura (Joey Wong), irmã de Hideyuki Makimura (Michael Wong), seu antigo e falecido parceiro.
Hideyuki pediu para que o mulherengo Ryo nunca tentasse seduzir sua irmã. Contudo, Kaori é secretamente apaixonada por Ryo e fica completamente irritada por ele ignorar seus sentimentos e dar em cima de outras mulheres o tempo todo.
Na trama, Ryo recebe a missão de encontrar a filha desaparecida do CEO de um importante jornal. No entanto, eles acabam parando em um cruzeiro tomado por terroristas.
O filme tem roteiro e direção de Wong Jing e ainda conta com Kumiko Goto, Chingmy Yau, Gary Daniels, Leon Lai e Richard Norton no elenco.
Nicky Larson et le parfum de Cupidon (2018)
- Não disponível nos streamings.
O anime City Hunter é bastante popular na França. No entanto, no país, a obra é conhecida como “Nicky Larson”. Em 2018, foi lançada esta adaptação francesa em longa-metragem. Tsukasa Hojo, o criador de City Hunter, concordou com a adaptação após ler o roteiro.
Philippe Lacheau escreveu (junto com Julien Arruti e Pierre Lacheau), dirigiu e protagonizou a produção como Nicky Larson/Ryo Saeba. Na trama, o exageradamente mulherengo e talentoso sweeper Nicky Larson é contratado para proteger uma fragrância que torna qualquer um que a use absolutamente irresistível.
No entanto, bandidos roubam a fragrância em um momento de distração de Larson. Agora, ele deve recuperá-la. A atriz Élodie Fontan vive a assistente Laura Marconi/Kaori Makimura. O elenco ainda conta com Tarek Boudali e Julien Arruti.
City Hunter (2011)
Este dorama sul-coreano faz uma adaptação diferente do que vemos na obra original “City Hunter”. A produção mistura romance com thriller policial e toma várias liberdades criativas em relação à obra original, principalmente preterindo a comédia e galhofa.
Na trama, Lee Yoon-sung, que possui a alcunha de City Hunter, recebeu um treino intensivo e tem o objetivo de vingar a morte de seus pais. Enquanto ele se torna o guardião da cidade, ele expõe a corrupção política.
Lee Min-ho estrela como City Hunter/Lee Yoon-sung, e Park Min-young vive uma versão de Kaori Makimura, chamada Kim Na-na. O dorama foi bem-sucedido e teve repercussão internacional.
City Hunter (2024)
- Disponível para assinantes da Netflix
Adaptação japonesa com produção e distribuição da gigante do streaming Netflix, o filme de City Hunter é bem fiel à animação e ao mangá quanto à caracterização dos personagens e das cenas de ação. O protagonista Ryohei Suzuki entrega em sua performance os mesmos traços de Ryo Saeba, sendo ao mesmo tempo cômico e sério.
Quanto à trama, há leves diferenças com o material original, com adição de elementos mais “fantásticos”. Na história, após a morte de seu parceiro de trabalho Makimura, Ryo precisa se unir à irmã do colega, Kaori, para encontrar a organização criminosa responsável pelo assassinato.