Dia Mundial da Água: SEMAG desenvolve atividades de conscientização e sustentabilidade nos colégios de Guarapuava
Dia Mundial da Água: SEMAG desenvolve atividades de conscientização e sustentabilidade nos colégios de Guarapuava
22/03/2024
Para celebrar e ressaltar a importância da data, a ação tem o intuito de fazer com que as crianças e os adolescentes reflitam sobre o consumo diário de água, a fim de evitar o desperdício deste recurso vital e finito.
Celebrado anualmente no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água visa conscientizar a população sobre a importância deste recurso vital e essencial para o desenvolvimento humano, seja na manutenção dos ecossistemas, na promoção da saúde pública e no sustento das atividades econômicas. Entretanto, com as mudanças climáticas, os problemas relacionados à disponibilidade e qualidade da água são agravados, bem como a frequência e intensidade de eventos extremos, como secas e inundações.
Diante deste cenário, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAG), promove atividades de conscientização e sustentabilidade nos colégios do Município. A ação é associada ao tema “Água nos Une, o Clima nos Move”, proposto pelo Ministério do Meio Ambiente, a fim de ressaltar a necessidade de uma cooperação transversal entre diferentes setores e países para enfrentar os desafios hídricos e climáticos de forma integrada, promovendo a sustentabilidade ambiental e a justiça social.
“Precisamos cuidar do meio ambiente todos os dias. Esta é uma tarefa vital. O Dia Mundial da Água é um momento de conscientização e, por isso, convido todos a refletirem sobre os cuidados que devemos ter para com este recurso que é a base de nossa vida e, como bem sabemos, pode acabar. Cada um de nós precisa fazer sua parte. Cuidar do planeta é um dever de todos”, destaca o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
“A SEMAG já desenvolve várias ações sobre este tema. Um exemplo é o Projeto Águas da Serra, com a recuperação de áreas degradadas e proteção de 112 nascentes. Além disso, nosso Município está recebendo um projeto piloto do IAT (Instituto Água e Terra) para mapear as áreas contaminadas. Para o Dia Mundial da Água, reforçamos as atividades focadas na preservação dos recursos hídricos com ações realizadas pela equipe de educação ambiental”, destacou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Germano Toledo Alves.
A iniciativa é desenvolvida dos dias 19 a 22 de março, nos Colégios Estaduais Professor Pedro Carli, Professora Leni Marlene Jacob, e Procópio Ferreira Caldas. As atividades envolvem uma simulação de escassez hídrica, em que os alunos devem racionar a quantidade de água para tarefas básicas do cotidiano durante este cenário de crise, como tomar banho, escovar os dentes, lavar a louça, consumo próprio, entre outras.
Após os grupos compartilharem e debaterem os resultados da atividade em sala, eles se dirigiram à área externa da instituição, onde foram questionados sobre maneiras de economizar água e curiosidades sobre o recurso vital.
“É uma forma de conscientizar as crianças a não pensarem ‘é só abrir a torneira que vai sair a água’. Em Guarapuava, a nossa água é captada do Rio das Pedras, e temos o privilégio de ser o primeiro município a utilizar esta água. Precisamos pensar nos municípios que estão para diante da nossa cidade que recebem esta água depois de nós. Então, devemos ter cuidado com os rios e com o uso que temos na nossa casa. Toda gota faz diferença para o nosso dia a dia e nosso planeta”, ressaltou a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maristela Procidonio Ferreira.
O aluno Nickolas Castro, de 12 anos, do Colégio Estadual Professor Pedro Carli, relata que vai pôr em prática todos os ensinamentos da dinâmica. “Eu achei que foi um bom aprendizado. Quero que tenham mais dessas atividades nas escolas, porque foi muito bom, eu gostei muito. Vou falar para minha família e amigos pararem de desperdiçar água, porque, senão, a gente não vai ter mais. Eu vou parar de ficar muito tempo no banho e gastar água à toa”, grifou.
Christofer da Cruz, colega da mesma idade de Nickolas, reitera a importância de tudo que aprendeu. “Foi bem legal porque vai nos ajudar a economizar água e vai nos ajudar a ter mais consciência. A minha parte favorita foi a desta brincadeira aqui fora, em que aprendemos bastante. Agora, vou economizar mais água”, afirmou a criança.
A estudante de 12 anos Evelyn Iuchmin, também do Colégio Pedro Carli, compartilha que as atividades reforçaram o cuidado que ela e sua família já tomam no cotidiano. “Foi bem legal, nos ajudou a ter mais ideias para evitar o desperdício de água e conscientizar mais as pessoas a diminuir também a poluição dos rios. A maioria das coisas (ensinadas) eu já pratico em casa, como coletar a água da máquina de lavar roupas para limpar a calçada ou o carro. Tudo isso para justamente evitar esse desperdício à toa de água”, relatou.
Para conferir mais fotos das atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Pedro Carli, clique AQUI.
Sobre o Dia Mundial da Água
Instituído pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) em 1993, o Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da água para a sobrevivência e desenvolvimento humano, bem como estimular práticas de uso consciente e sustentável deste recurso vital. No ano de 2024, o Ministério do Meio Ambiente promove o tema “Água nos Une, o Clima nos Move”, destacando a interconexão entre a água e as mudanças climáticas.