do melhor ao pior, segundo a crítica
A série de filmes “Shrek” é uma das mais bem-sucedidas tanto comercialmente quanto criticamente. Atualmente, “Shrek” é a 18ª franquia de filmes de maior bilheteria de todos os tempos e a segunda franquia animada de maior bilheteria, ficando atrás apenas da série “Meu Malvado Favorito“.
Além do sucesso financeiro, alguns filmes da série também receberam elogios da crítica especializada e conquistaram prêmios e indicações, incluindo um Oscar. Contudo, apesar do retorno financeiro e dos prêmios, é inegável que a franquia Shrek tenha causado um grande impacto cultural desde o seu primeiro filme.
Leia mais:
Diante disso, resolvemos listar todos os filmes da série, incluindo os 4 filmes da saga principal e os dois spin-offs, do pior ao melhor segundo a crítica especializada. Como critério, utilizamos as notas atribuídas aos filmes pelos principais agregadores de críticas cinematográficas e sites focados em cinema.
Shrek: qual o melhor filme da franquia?
6 – Shrek Terceiro (2007)
O terceiro filme da série “Shrek” é aquele com o pior desempenho crítico. O longa recebeu críticas mistas no geral, porém foi um sucesso de bilheteria. “Shrek Terceiro” é o quarto filme de maior bilheteria no ano de 2007.
- Rotten Tomatoes: 42%
- Metacritic: 58/100
- IMDb: 6,1/10
- Letterboxd: 2,8/5
5 – Shrek para Sempre (2010)
Até então, o último filme da série principal, “Shrek para Sempre” teve um desempenho crítico mediano. Todavia, o filme também foi um sucesso financeiro, sendo o quinto filme de maior bilheteria no ano de 2010.
- Rotten Tomatoes: 57%
- Metacritic: 58/100
- IMDb: 6,3/10
- Letterboxd: 2,8/5
4 – Gato de Botas (2011)
O primeiro spin-off da série “Shrek”, “Gato de Botas” é protagonizado pelo personagem que dá nome ao filme em uma aventura onde os eventos ocorreram antes de sua primeira aparição em “Shrek 2”.
Sucesso de bilheteria, o filme também recebeu críticas positivas da mídia especializada em sua maioria. Além disso, o longa-metragem foi indicado a Melhor Filme de Animação na 84ª edição do Oscar.
- Rotten Tomatoes: 86%
- Metacritic: 65/100
- IMDb: 6,6/10
- Letterboxd: 3,1/5
3 – Shrek 2 (2004)
Extremamente bem-sucedido comercialmente, “Shrek 2” conta com marcas impressionantes. Ele é o filme de maior bilheteria no ano de 2004, superando outros gigantes como “Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban”, “Homem-Aranha 2” e “Os Incríveis”. O filme também é a maior bilheteria da história da DreamWorks até o momento.
Além disso, o filme recebeu aclamação da crítica especializada. A obra recebeu duas indicações na 77ª edição do Oscar, nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original.
- Rotten Tomatoes: 89%
- Metacritic: 75/100
- IMDb: 7,3/10
- Letterboxd: 4,0/5
2 – Gato de Botas 2: O Último Pedido (2022)
Segundo spin-off da franquia “Shrek” e o segundo filme protagonizado pelo popular personagem Gato de Botas, “O Último Pedido” recebeu elogios fervorosos da crítica especializada e do público.
Além do enorme sucesso comercial (o décimo filme de maior bilheteria em 2022), a obra foi aclamada pela crítica. O longa recebeu indicações a diversas premiações, incluindo a de Melhor Filme de Animação na 95ª edição do Oscar.
- Rotten Tomatoes: 95%
- Metacritic: 73/100
- IMDb: 7,8/10
- Letterboxd: 4,2/5
1 – Shrek (2001)
O primeiro filme da série “Shrek” é um marco cultural. Em 2020, a National Film Registry, um programa da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos que preserva filmes culturalmente, historicamente ou esteticamente significativos para a posteridade, colocou este filme para a preservação. É o primeiro filme de animação do século 21 a ser preservado.
Um dos filmes de animação mais influentes da história, “Shrek” foi amplamente aclamado pela crítica especializada. Na 74ª edição do Oscar, a obra ganhou o primeiro Oscar de Melhor Filme de Animação. Além disso, o filme também recebeu uma indicação na categoria Melhor Roteiro Adaptado.
Ainda por cima, o filme foi um estrondoso sucesso comercial, sendo a quarta maior bilheteria de 2001.
- Rotten Tomatoes: 88%
- Metacritic: 84/100
- IMDb: 7,9/10
- Letterboxd: 4,1/5