Feriado da Consciência Negra 2024: as melhores viagens
O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) agora é feriado nacional.
Em 2024, porém, o feriado da Consciência Negra cai numa quarta-feira, dificultando a emenda.
Se você faz seu horário ou trabalha com banco de horas, o ideal é emendar com o feriado de 15 de Novembro – o que resulta num superferiadão de 6 dias.
Veja nossas sugestões de viagens para quem puder emendar.
A Bóia explica:
- Consciência Negra 202424 é um feriado que cai na quarta-feira
- Proclamação da República + Consciência Negra: sexta 15 a quarta 20 de novembro
Onde o Dia da Consciência Negra é feriado?
Até 2023, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, só era feriado em alguns estados e municípios.
A partir de 2024, se tornou um feriado nacional.
Feriado da Consciência Negra no Nordeste
Novembro é uma época ótima para viajar ao Nordeste, com sol garantido do norte da Bahia ao Maranhão. Apenas no Sul da Bahia você pode ter seu feriado prejudicado por São Pedro.
Praia + turismo cultural
Salvador e Recife sempre são as melhores escolhas para quem quer história e praia no mesmo destino.
Capital + passeios a praias próximas
Se o seu ideal de viagem é escolher uma cidade para fazer passeios aos arredores, Fortaleza, Maceió e Natal são as escolhas naturais.
Capital para descansar
Já João Pessoa a capital nordestina para quem não faz questão de passear para fora da cidade todos os idas.
Vilarejos com aeroportos próximos
Se você não vai para uma capital, escolha um destino praiano servido por aeroporto próprio (Jericoacoara, Porto Seguro (incluindo Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santo André, Espelho e Caraíva) ou que esteja próximo a uma capital, como Praia do Forte, Porto de Galinhas, Pipa e São Miguel dos Milagres.
Sempre lembrando que o tempo no Sul da Bahia (região de Porto Seguro) não deve estar tão firme quanto nas outras áreas do Nordeste.
Feriado da Consciência Negra no Sudeste e no Sul
A primavera no Sul e no Sudeste é traiçoeira: as frentes frias são totalmente imprevisíveis com aquela antecedência necessária para planejar um feriadão.
É por isso que a gente recomenda a Serra em vez da praia. Na montanha não há frustração por causa de um dia nublado, e nesta época os lugares de serra lotam menos do que no litoral.
Leia sobre Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Curitiba e Bento Gonçalves na seção Destinos-curinga.
Serra paulista e sul de Minas
Saindo de São Paulo, escolha entre São Francisco Xavier (150 km), Monte Verde (170 km), Santo Antônio do Pinhal (175 km), Campos do Jordão (180 km), São Bento do Sapucaí (190 km), Gonçalves (210 km) e Cunha (230 km).
Serra Fluminense
Na Serra Fluminense, pense em Visconde de Mauá (200 km do Rio), Petrópolis (60 km) e Penedo (180 km).
Belo Horizonte e cidades históricas
Pouco lembrada, Belo Horizonte é sempre uma ótima base para feriadões. Com hotelaria em conta, oferece museus, botecos e bate-voltas a Inhotim e a Ouro Preto. Compre o ingresso para Inhotim com antecedência.
Você também pode optar por passar o feriado hospedado na região de Brumadinho. Você chega ao Inhotim mais cedo do que quem vem de Belo Horizonte, pode curtir a natureza da Serra da Moeda e ainda visitar Ouro Preto sem precisar passar por BH.
Caso você queira visitar Tiradentes, vai precisar se hospedar o feriado inteiro por lá. As pousadas não oferecem hospedagem picadinha em feriadões.
Serra Catarinense
Enquanto o litoral deve lotar, a Serra Catarinense receberá um afluxo de turistas menor do que no inverno. Há muitas atividades ao ar livre, para fazer em passeios privativos, em Urubici e também em Bom Jardim da Serra (Serra do Rio do Rastro).
Feriado da Consciência Negra no Exterior
Argentina
Buenos Aires é um dos nossos destinos-curinga para todos os feriadões. Veja nesta seção.
Uruguai
No Uruguai, uma viagem a Montevidéu vai dar tempo para um bate-volta a Punta del Este. (Dormir em Punta vale a pena entre o Natal e o Carnaval.)
Emendando Proclamação da República + Consciência Negra
Você vai aproveitar o feriado de quarta-feira (15 de novembro, Proclamação da República) para enforcar a quinta 16 e a sexta 17 e emendar até o feriado do dia 20?
Isso dá um superferiado de 6 dias!
Nesta época do ano vale a pena pensar naquelas praias do Nordeste que têm acesso complicado, e por isso só justificam a viagem se a permanência for maior do que a de um simples feriadão.
Bonito e Mendoza são outros destinos que caem bem em feriados desta duração (pense em 5 noites em Bonito ou 4 noites em Mendoza).
Península de Maraú + Itacaré
Maior reserva baiana de praias bonitas e selvagens, a Península de Maraú só tem muvuca em janeiro.
Chegando dia 15 de novembro você ainda consegue aproveitar a maré baixa de lua nova no dia 16, quinta-feira. Faça os outros passeios da península e depois mude-se para Itacaré.
Compre passagem de ida e volta a Ilhéus.
Boipeba + Morro de São Paulo
Apesar de geograficamente próxima a Salvador, a ilha de Boipeba tem acesso complicado, que come boa parte de um dia. Isso torna a ilha um destino menos lotado do que poderia em feriados. Boipeba é um grande destino para descansar a semana inteira — mas se quiser terminar a semana com um pouco de agito, pode se mudar na 4ª ou 5ª feira para Morro de São Paulo, que viverá um fim de semana normal, sem o excesso de lotação do feriado.
Bonito
Novembro tem uma boa relação temperatura x chuvas em Bonito. Já faz um calorzinho gostoso para os passeios de cachoeira, e as chuvas ocasionais não serão caudalosas como as do verão.
Belém + Marajó ou Alter do Chão
Caso você possa emendar a semana inteira, esta é uma ótima época para ir tanto à ilha do Marajó (vá de catamarã) quanto a Alter do Chão (voe a Santarém).
Caso você combine Belém + Alter, note que não é preciso voltar a Belém para voltar à sua cidade: há vôos de Santarém para qualquer lugar do Brasil via Brasília.
Onde ficar em Belém
Relatos de viagem
Natal Luz em Gramado
Aproveite que o Dia da Consciência Negra não é feriado no Rio Grande do Sul e participe do Natal Luz de Gramado sem excesso de lotação. Combine com duas noites em Bento Gonçalves.
Mendoza
Mendoza é bem visitada a partir de 4 pernoites. Enófilos de carteirinha terão passeios para 6 dias, se quiserem.
Destinos-curinga
Identificamos 6 lugares que servem como destinos-curinga: valem a viagem em qualquer feriadão, mesmo os de 3 dias, em qualquer época do ano.
Esses curingas são: 3 capitais, 2 destinos fora de capitais e 1 destino no exterior.
Capitais
Se você curte capitais, escolha entre Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Em todas elas você vai aproveitar preços de hotel mais em conta (por causa da ausência de viajantes a negócio).
Fora de capitais
As duas cidades turísticas que completam a lista ficam cheias, mas não hiperlotadas como os destinos mais procurados de praia e serra: Foz do Iguaçu e Bento Gonçalves/Vale dos Vinhedos.
Buenos Aires
A viagem ao exterior que cabe em todos os feriados – sobretudo nos de 4 dias – é Buenos Aires. O Carnaval é feriado em Buenos Aires, mas as atrações turísticas funcionam.