filme com Wagner Moura criou zona de combate com armas reais
Com Kirsten Dunst, Wagner Moura e Cailee Spaeny no elenco, a aguardada superprodução Guerra Civil está prestes a chegar aos cinemas brasileiros em 18 de abril, trazendo uma intensa saga de batalhas e ação desenfreada. Algumas informações de bastidores deste épico cinematográfico foram revelados com exclusividade para o Olhar Digital, oferecendo um vislumbre emocionante do que os espectadores podem esperar.
Uma das curiosidades mais marcantes é o uso de armamentos reais durante as filmagens. Ao contrário de muitas produções contemporâneas que recorrem à pós-produção para adicionar os sons de tiros, Guerra Civil optou por utilizar balas de festim, proporcionando uma experiência sonora visceral.
Leia mais:
Kirsten Dunst, que interpreta a fotojornalista Lee, afirmou que teve que usar protetores de ouvido em cenas para abafar o efeito.
Mas o corpo reage naturalmente — você ouve um tiro e quer pular. Especialmente quando estávamos em lugares fechados, fazia ainda mais barulho. Lembro-me de estar no trailer de cabelo e maquiagem, que era longe do set, e o local inteiro tremeu com uma explosão que eles estavam filmando.
Kirsten Dunst
Além disso, a recriação de uma batalha em Washington, D.C., na cidade de Atlanta, exigiu um esforço monumental da equipe de produção. “Construímos edifícios de mais de 100 metros de comprimento nos dois lados da rua em três semanas e meia”, revela Caty Maxey, designer de produção do filme. “Esta cena é talvez onde a ação parece mais envolvente, com cada momento coreografado para ser o mais autêntico possível.”
Para garantir que as cenas de combate refletissem a realidade, o diretor Alex Garland contou com a expertise do conselheiro militar Ray Mendoza, ex-membro da marinha norte-americana. “Quando a guerra acontece em uma cidade, os militares podem atacar por solo, ar e também dos telhados”, explica Mendoza. “Eu trabalhei para dar ao filme todas essas camadas, pois quando você está em uma zona de combate tudo é muito 360º.”
A montagem das cenas de batalha foi comparada a um jogo de futebol, com Garland e sua equipe delineando cuidadosamente cada movimento.
Era possível montar uma coreografia bastante sofisticada: um tanque se movia, enquanto um Humvee avançava rapidamente em direção aos outros Humvees, e à medida que o veículo passava, alguns soldados desciam.
Alex Garland, diretor
Outro destaque das filmagens foi o uso da câmera DJI Ronin 4D, que ofereceu uma perspectiva única e imersiva das cenas de ação. “Ela faz algo incrivelmente útil, pois se autoestabiliza de uma forma controlada — de suave como seda a câmera trêmula vérité”, explica Garland. “Para mim, isso é revolucionário. Não é adequada para todos os filmes, mas é incrivelmente adequada para alguns.”
Mais sobre Guerra Civil
- O filme se passa em um futuro não muito distante, onde diferentes regiões dos EUA (o trailer menciona 19 estados) se separaram do governo federal, causando uma nova guerra civil.
- A sinopse oficial da A24 para o filme descreve: “uma corrida para a Casa Branca num país equilibrado no fio da navalha”.
- Além de dirigir, Alex Garland escreveu o roteiro de Guerra Civil.
- Kirsten Dunst lidera o elenco como uma fotógrafa de guerra. Ela é mais conhecida pelos filmes do Homem-Aranha com Tobey Maguire, As Apimentadas e sua performance indicada ao Emmy na segunda temporada de Fargo.
- Outro grande nome no elenco é Nick Offerman, que interpreta o presidente dos EUA. Offerman é mais conhecido por seu papel como Ron Swanson em Parks & Recreation, mas também entregou uma performance memorável em uma das melhores séries de TV de 2023, The Last of Us.
- O elenco principal também inclui Cailee Spaeny, estrela de Priscilla, o brasileiro Wagner Moura de Narcos e Tropa de Elite e Stephen McKinley Henderson de Duna, interpretando personagens que acompanham a fotógrafa de guerra de Dunst.
- O filme estreia nos cinemas brasileiros na próxima semana, em 18 de abril.