jato da Boom recebe autorização para ‘quebrar velocidade do som’
O jato supersônico XB-1, da Boom, recebeu aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) para voar ainda mais rápido nos céus da Califórnia. De acordo com informações do Engadget, o modelo teste agora poderá ir além de Mach 1, em uma tentativa de quebrar a velocidade do som no ar — o que significa ultrapassar os 1224 km/h.
O que você precisa saber:
- Os testes estão programados para ocorrer ainda este ano, no Mojave Air & Space Port, Califórnia;
- O objetivo é provar a viabilidade do projeto em áreas como consumo de combustível, velocidades e características de voo;
- A aprovação chega após um primeiro voo teste inaugural bem-sucedido. O avião supersônico alcançou uma altitude de 2.170 metros e velocidades de até 440 km/h na ocasião, em março.
Leia mais!
Após o primeiro voo bem-sucedido do XB-1, estou ansioso por seu histórico primeiro voo supersônico. Agradecemos à Administração Federal de Aviação por apoiar a inovação e permitir que o XB-1 continue seu importante papel de informar o futuro das viagens supersônicas.
Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.
O plano da Boom é realizar de 10 a 20 voos antes de tentar quebrar a velocidade do som — o que deve ocorrer só no final do ano. Segundo a empresa, a intenção com os testes é confirmar o desempenho e as qualidades de manuseio ao mesmo tempo em que realiza verificações em voo de todos os sistemas e demonstra uma margem segura para limites de vibração.
O piloto de testes Tristan “Geppetto” Brandenberg será o responsável durante o primeiro vôo supersônico.
No momento, o plano são vários voos supersônicos. Planejamos fazer Mach 1.1, 1.2 e 1.3 nos três primeiros. A razão para isso é que cada um desses pontos ocupa tanto espaço aéreo que você só tem tempo para fazer um deles, então estaremos nessas condições por vários minutos, teremos um bloqueio de qualidades de vôo e qualidades de manuseio, e ainda teremos que voltar para casa.
Tristan Geppetto Brandenberg, piloto de testes do XB-1.
Vale lembrar que o XB-1 é uma versão reduzida do objetivo final da Boom: um jato comercial chamado Overture que deverá transportar até 100 passageiros de “classe executiva”. Segundo a empresa, o avião poderá voar de Tóquio a Seattle em quatro horas e meia. O projeto, no entanto, ainda está longe de chegar as fábricas.