O incrível motivo pelo qual a LDU venceria o Fluminense seria o novo campeão da Recopa Sul – Americana
Liga de Quito vs. Fluminense: Os dados do jogo de ida da Recopa da CONMEBOL
quarta-feira 21 de fevereiro de 2024 | 16:45hs.
Esta será a terceira vez que as duas equipes se enfrentam pelo título de um torneio continental. O jogo de ida será disputado no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito – Equador, nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 21h30 (horário de Brasília).
Liga de Quito e Fluminense se enfrentam novamente nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, pela terceira vez com um título internacional em jogo, no jogo de ida da CONMEBOL Recopa, que enfrenta os campeões da CONMEBOL Sul-Americana e da CONMEBOL Libertadores, respectivamente.
O duelo entre a seleção equatoriana e a seleção brasileira se tornou um clássico do futebol sul-americano nas últimas décadas após também ter coincidido nas finais da CONMEBOL Libertadores em 2008 e da CONMEBOL Sul-Americana em 2009, títulos que foram encerrados em ambos os casos. a Liga Esportiva Universitária de Quito.
Em 2008, a LDU conquistou a CONMEBOL Libertadores na disputa de pênaltis realizada no Estádio do Maracaná, após ter vencido por 4 a 2 em Quito e ter perdido por 3 a 1 no Rio de Janeiro.
Apenas um ano depois, a seleção equatoriana venceu mais uma vez o ‘Flu’ pelo título da CONMEBOL Sul-Americana com um resultado agregado de 5 a 4, graças à vitória por 5 a 1 na capital equatoriana e à derrota novamente por 3 a 0 no Maracaná.
Assim, esta Taça das Taças da CONMEBOL pode fazer com que a Liga de Quito chegue a um total de três vitórias em finais contra a seleção brasileira, ou pelo contrário, o Fluminense pode encurtar a vantagem.
Para a Liga, também pode ser a terceira Recopa em sua história, já que venceu as duas anteriores que disputou em 2009 e 2010, contra Internacional de Brasil e Estudiantes de La Plata, respectivamente.
No total, LDU e Fluminense já se enfrentaram oito vezes, sendo quatro vitórias dos brasileiros e três dos equatorianos, enquanto o duelo restante terminou empatado sem gols.
Será a primeira vez que os times chegarão à disputa do título com realidades diferentes, já que o ‘Flu’ começará com ritmo competitivo e a Liga fará sua primeira partida oficial do ano, já que terá início a LigaPro Equatoriana próximo dia 1º de março.
O Fluminense disputou 9 partidas no torneio carioca, com saldo de 6 vitórias e 3 empates que o colocam na liderança com 21 pontos.
Em vez disso, a Liga Deportiva Universitaria teve de se contentar com vários amistosos durante a pré-temporada com equipas locais.
Com base nas equipes que conquistaram os títulos da Conmebol 2023, o Fluminense mantém todas as figuras com as quais conquistou sua primeira CONMEBOL Libertadores, com exceção do zagueiro central Nino.
Por sua vez, a Liga ficou sem o meio-campista argentino Mauricio Martínez, o artilheiro peruano Paolo Guerrero e o lateral direito equatoriano Renato Ibarra.
Nesta partida, o atacante paraguaio Álex Arce, contratado do Independiente Rivadavia da Argentina, poderá estrear pela LDU. Enquanto isso, o ‘Flu‘ tem o artilheiro argentino Germán Cano como referência no ataque e Marcelo e Felipe Melo como seus homens mais experientes.
Fundo
Fluminense e LDU se enfrentam na CONMEBOL Recopa 2024, após se encontrarem nas finais da CONMEBOL Libertadores (2008) e CONMEBOL Sul-Americana (2009), desta forma é o único confronto que se repete nas partidas decisivas dos três torneios atuais da CONMEBOL . Nas duas ocasiões anteriores, a seleção equatoriana foi campeã.
A LDU é o rival mais comum do Fluminense nas competições da CONMEBOL. São oito jogos contra os equatorianos nestes torneios: quatro na Libertadores (2V 1E 1D) e quatro na Sul-Americana (2V 2D).
A LDU enfrentou rivais brasileiros em quatro finais de torneios da CONMEBOL, sagrando-se campeão em cada um deles: vs Fluminense na CONMEBOL Libertadores 2008, vs Internacional na CONMEBOL Recopa 2009, vs Fluminense na CONMEBOL Sul-Americana 2009 e vs Fortaleza na CONMEBOL Sul-Americana 2023.
A LDU foi campeã da Recopa CONMEBOL nas duas ocasiões anteriores em que disputou o troféu: 2009 e 2010. A seleção equatoriana pode ser a terceira a vencer o torneio mais de duas vezes, depois de River Plate (3) e Boca Juniors ( 4) .
A participação do Fluminense será a 24ª de uma seleção brasileira na Copa dos Vencedores de Copas da CONMEBOL, superando a Argentina como o país com mais representantes na disputa pelo troféu. Dos 23 anteriores, 12 foram campeões e 11 perderam o título.
Eu compartilhei esta nota: