Os 8 melhores filmes com Cillian Murphy, segundo a crítica
6 mins read

Os 8 melhores filmes com Cillian Murphy, segundo a crítica

O ator irlandês Cillian Murphy é um dos artistas mais prestigiados da atualidade. Elogiado pela crítica, Cillian também ganhou reconhecimento do grande público graças à sua participação na série Peaky Blinders, onde ele dá vida ao personagem Thomas Shelby.

Entretanto, Cillian Murphy possui uma carreira interessante no cinema. Inclusive, foi premiado com o Oscar de Melhor Ator em 2024. Diante disso, que tal conhecer um pouco mais sobre a trajetória desse artista nas telonas? A seguir, listamos os 8 melhores filmes com a presença dele.

Cillian Murphy: melhores filmes

Sunshine – Alerta Solar (2007)

Sunshine (2007) / Crédito: Star+ (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Cillian Murphy estrela esta ficção científica dirigida por Danny Boyle (“Quem Quer Ser um Milionário?”, “Yesterday”). A trama se passa no ano de 2057, momento em que o fim da humanidade está decretado. 

O motivo é que o Sol está morrendo. Em uma missão desesperada e perigosa, um grupo de astronautas é enviado para o espaço com um dispositivo que dará uma nova vida ao Sol. 

O elenco ainda conta com Chris Evans, Rose Byrne, Michelle Yeoh, Cliff Curtis, Troy Garity, Hiroyuki Sanada, Benedict Wong, Chipo Chung e Mark Strong.

Leia mais:

Extermínio (2002)

28 Days Later (2002) / Crédito: Fox Searchlight Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Mais um filme da parceria Boyle e Cillian Murphy, “Extermínio” é uma produção britânica de terror pós-apocalíptico. Cillian protagoniza como um personagem que acorda do coma 28 dias depois de um surto viral devastador na Grã-Bretanha. 

Ele se depara com um cenário pós-apocalíptico, onde a maioria da população está infectada e transformada em seres violentos. 

O elenco ainda conta com Naomie Harris, Christopher Eccleston, Megan Burns e Brendan Gleeson.

Oppenheimer (2023)

Oppenheimer (2023) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play.
  • Disponível para streaming no Now.

Cillian Murphy estrela nesta cinebiografia interpretando J. Robert Oppenheimer, físico teórico considerado o pai da bomba atômica. Sua performance foi aclamada, conferindo-lhe inclusive o Oscar de Melhor Ator em 2024. 

Além disso, “Oppenheimer” foi um sucesso de público e crítica. O longa recebeu treze indicações ao Oscar e ganhou sete, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Christopher Nolan.

Um Lugar Silencioso – Parte II (2020)

A Quiet Place Part II (2020) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play.
  • Disponível para streaming no Now.

Continuação do filme de terror e suspense “Um Lugar Silencioso”, a “Parte II” continua a saga da família Abbott tentando sobreviver a um mundo desolado habitado por alienígenas cegos com um senso agudo de audição, onde fazer qualquer mínimo barulho é uma sentença de morte. 

Emily Blunt, Millicent Simmonds, Noah Jupe e John Krasinski reprisam seus papeis. Djimon Hounsou e Cillian Murphy integram o elenco com novos personagens. Murphy vive um sobrevivente misterioso, desesperançoso e assombrado pela perda de toda a sua família.

A Festa (2017)

The Party (2017) / Crédito: Picturehouse Entertainment (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Sob o comando da diretora Sally Potter, “A Festa” é uma comédia ácida britânica filmada em preto e branco. 

Bem recebido pela crítica, o filme conta com um elenco gabaritado além de Cillian Murphy: Patricia Clarkson, o renomado Bruno Ganz, Cherry Jones, Emily Mortimer, Kristin Scott Thomas e Timothy Spall. A performance de Murphy é um dos grandes destaques. 

A trama segue uma política que foi nomeada para um cargo importante e decide, junto de seu marido, organizar uma festa com convidados. Contudo, a festa vira um inferno quando o marido faz uma revelação bombástica.

Café da Manhã em Plutão (2005)

Breakfast on Pluto (2005) / Crédito: Pathé Distribution (divulgação)
  • Disponível para alugar no Claro video.
  • Disponível para comprar no Amazon Prime Video.

Dirigido pelo cultuado cineasta irlandês Neil Jordan (“Entrevista com o Vampiro”, “Traídos pelo Desejo”), “Café da Manhã em Plutão” é uma comédia baseada em um romance de Patrick McCabe. 

O filme é ambientado na década de 70. Cillian Murphy, em uma performance muito elogiada, estrela como uma mulher trans que foge de sua casa hostil na Irlanda e parte para Londres em busca de sua mãe que o abandonou quando bebê.

Ventos da Liberdade (2006)

The Wind That Shakes the Barley (2006) / Crédito: Element Pictures, Pathé Distribution (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Aclamado pela crítica especializada e bem-sucedido comercialmente, “Ventos da Liberdade” ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2006. 

A produção irlandesa conta com a direção do cultuado cineasta britânico Ken Loach. O filme é situado nos anos 1920 na Irlanda, durante as guerras de independência e civil que ocorreram no país. 

Cillian Murphy estrela como um jovem estudante de medicina que larga tudo após testemunhar atos abomináveis das tropas inglesas e se junta ao seu irmão (Pádraic Delaney) no Exército Republicano Irlandês.

Voo Noturno (2005)

Red Eye (2005) / Crédito: DreamWorks Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Microsoft.
  • Disponível para alugar no Amazon Prime Video.

Rachel McAdams estrela como uma jovem que está prestes a pegar um voo. Contudo, ela conhece um homem gentil e atraente que lhe faz companhia no aeroporto enquanto esperam para embarcar. 

No entanto, as coisas ficam estranhas quando ela se depara com o homem sentado ao seu lado no avião. A partir daí, ele muda sua personalidade e se revela um terrorista, obrigando-a a ajudá-lo em um plano de assassinato. 

Para garantir sua cooperação, ele mantém o pai dela refém. E quem interpreta o terrorista? Sim, Cillian Murphy.

Esta é a trama do eletrizante e tenso suspense “Voo Noturno”, que conta com a direção de Wes Craven (“A Hora do Pesadelo”, franquia “Pânico”).